sábado, 26 de maio de 2012



HISTÓRICO INSTITUCIONA


SAIBA COMO FOI QUE SURGIU A ONG PROCURU E O QUE TEMOS CONSTANTEMENTE FEITO ATRAVÉS DE NOSSO HISTÓRICO INSTITUCIONAL

O PROCURU – Projeto Cultura de Rua teve sua criação em 1º de Março de 2006, fruto de um trabalho desenvolvido por um grupo de Hip Hop desde 2002, que primava pela utilização das matrizes da cultura de rua e do esporte como meio de aproximação de crianças, adolescentes e jovens a fim de propiciar uma ação sistêmica que trouxesse a médio e longo prazo importantes ganhos para esses envolvidos e suas famílias, provocando uma efetiva transformação social.
Esse conceito ideológico teve sua aplicação inicial no Bairro da Caneleira em Santos, especificamente no “Morro do Tetéu”, região considerada de altíssimo risco social, carente de equipamentos de educação, saúde, esporte ou lazer. Devido à falta de estrutura física as atividades eram realizadas de forma sazonal na forma de cursos, palestras, atividades lúdicas e eventos esportivos e culturais. Diante dos importantes resultados a ação foi disseminada a mais dois núcleos localizados no “Morro da Santa Maria” e “Dique Vila Gilda”, ambos na região da Zona Noroeste.
O amadurecimento da ação fortaleceu sua institucionalização em 2008, quando se torna uma Organização não Governamental e passa efetivamente a desenvolver projetos voltados à cultura de rua, ao esporte e a informação. A efetiva participação comunitária permite ainda que o PROCURU seja reconhecido como espaço social contribuindo positivamente em questões que envolvem necessidades emergentes e urgentes dentro desses nichos vulneráveis.
Em 2010, com os recursos da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, realiza a ação “Tetéu – Esporte para o Futuro”, que contou com a efetiva participação das crianças e jovens do Morro do Tetéu, diante dos positivos impactos da ação ela transformou-se na ação esportiva da Organização.
A Organização ainda conta com a participação de seus funcionários de forma voluntária, porém a seriedade do trabalho aproxima a cada dia profissionais altamente gabaritados em suas áreas de atuação, o que vem fortalecendo todo o processo.
Desde Novembro de 2010, o PROCURU realiza junto à iniciativa privada um trabalho de mobilização social por meio de uma Campanha, denominada CRIANÇA FELIZ que objetiva arrecadar recursos para a construção de seu galpão multiuso situado no Morro do Tetéu e adequação física do mesmo, para o pleno desenvolvimento de seus projetos.
Atualmente a Instituição conseguiu por meio de apoio de pessoas apoiadoras da causa, sua sede administrativa sediada no Centro da Cidade, o local será responsável por concentrar doações, realizar inscrições e cuidar da parte de gestão do PROCURU.
Atuar em áreas de risco e vulnerabilidade social é sempre um grande desafio, mas é por meio deste desafio que nasce às grandes possibilidades, o maior ganho de tudo isso é poder estar contribuindo de todas as formas para que novas gerações possam crescer em novos universos, mas justos e igualitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário